O que causa a falta de desejo sexual masculino?

A falta de desejo sexual masculino está ligada à redução do hormônio testosterona, podendo ser desencadeada por diversos fatores e condições

Muitas pessoas acreditam que os homens devem estar sempre interessados e dispostos a ter relações sexuais a qualquer momento, e a perda de libido por indivíduos do sexo masculino ainda é tratada como tabu pela sociedade. Na verdade, porém, há muitas causas para a falta de desejo sexual masculino — sendo que muitas delas estão relacionadas ao próprio cotidiano e estilo de vida do indivíduo.

As principais causas para a falta de desejo masculino estão ligadas à diminuição do hormônio sexual masculino, a testosterona. Existem diversas condições e situações que podem levar à queda nas taxas hormonais, sendo essencial identificar estes fatores não apenas para restaurar a saúde sexual do homem, mas para que seja possível controlar problemas de saúde e prevenir doenças mais graves.

Como é feito o diagnóstico da falta de desejo masculino?

O diagnóstico da perda de libido masculina é feito a partir da análise dos sintomas apresentados pelo paciente. Em geral, o indivíduo apresenta baixo interesse sexual, além de dificuldade para ter uma ereção e para alcançar o orgasmo. Como consequência da queda nos níveis de testosterona, o homem também pode manifestar cansaço, desânimo, falta de disposição, mudanças de humor e problemas de memória.

O profissional mais adequado para avaliar a saúde sexual masculina é o urologista, que poderá solicitar exames complementares para identificar as causas da falta de desejo masculino e, com base neles, apontar o tratamento mais adequado para o quadro apresentado.

[CTA]

Quais são as causas da falta de desejo masculino?

A diminuição da libido masculina está diretamente relacionada à redução da testosterona no organismo, que pode ser desencadeada por diversos fatores. Nesse sentido, podem ser apontadas como principais causas da falta de desejo masculino:

  • Alterações psicológicas e transtornos mentais;
  • Hábitos de vida prejudiciais à saúde do organismo, tais como tabagismo, sedentarismo e alimentação inadequada;
  • Problemas neurológicos;
  • Disfunções sexuais como disfunção erétil ou ejaculação precoce;
  • Situações de estresse e fadiga mental ou física.

Fatores de risco da falta de desejo masculino

Levando em consideração as principais causas da falta de desejo masculino, é possível apontar os seguintes fatores de risco para a perda de libido:

  • Tabagismo;
  • Consumo de drogas;
  • Falta de saúde mental;
  • Transtornos psicológicos;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Problemas neurológicos;
  • Disfunções ou dificuldades sexuais;
  • Problemas no relacionamento;
  • Trauma psicológico;
  • Situações de estresse.

Existem causas psicológicas para a falta de desejo masculino?

A saúde mental tem relação direta com a saúde sexual e com a libido masculina, e a produção de hormônios é afetada por fatores psicológicos. Isso significa, portanto, que transtornos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse e transtorno obsessivo compulsivo podem, sim, ser considerados como causas da falta de desejo masculino.

Dicas para prevenir a falta de desejo masculino

Como foi visto, muitas das causas da falta de desejo masculino estão ligadas ao estilo de vida, estado mental e condições situacionais. Por isso, a principal dica para prevenir a perda de libido consiste em adotar hábitos de vida mais saudáveis, com equilíbrio emocional, redução do estresse, combate ao sedentarismo e alimentação balanceada. Também é importante cuidar da saúde geral, procurando ajuda médica sempre que alguma alteração for identificada.

Como a Prime Medical Center pode te ajudar?

A Prime Medical Center é uma clínica totalmente dedicada ao tratamento de disfunções sexuais masculinas, oferecendo soluções para indivíduos que buscam qualidade de vida e satisfação em suas relações. O espaço conta com profissionais dedicados a diagnosticar e tratar problemas como ejaculação precoce, disfunção erétil e perda de libido. As metodologias terapêuticas são sempre individualizadas e personalizadas às necessidades e características de cada paciente.

Entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Manual MSD.

Entre em Contato

Ficou com alguma dúvida? Deixe suas informações que entraremos em contato.

Viva com mais prazer!

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento da Saúde Sexual do homem na cidade de Goiânia.

Confira outros temas: