As condições podem estar diretamente relacionadas, e ambas são capazes de prejudicar a qualidade de vida do indivíduo
Diabetes é uma síndrome metabólica caracterizada pela produção insuficiente de insulina pelo corpo, ou pela incapacidade de o organismo utilizar adequadamente a insulina produzida. Esta alteração pode levar a diversas complicações, comprometendo o funcionamento do metabolismo como um todo e de diversos sistemas e órgãos.
Embora muitas pessoas não saibam, a diabetes e disfunção erétil são alterações que podem estar diretamente relacionadas, uma vez que a síndrome metabólica compromete a circulação sanguínea e pode danificar os vasos. Entenda melhor sobre esta questão a seguir!
A relação entre diabetes e disfunção erétil
A disfunção erétil é definida como a incapacidade de o homem obter e manter uma ereção peniana adequada para uma atividade sexual satisfatória. Esta é uma disfunção sexual bastante comum e que pode estar relacionada a diversas causas, que vão desde a presença de doenças até fatores psicológicos.
Para entender a relação entre diabetes e disfunção erétil, é necessário ter em mente que uma ereção satisfatória começa com estímulo, visual ou tátil, para que o pênis se encha com uma certa quantidade de sangue. Em pacientes diabéticos, a circulação de sangue é comprometida, o que pode prejudicar a ereção e a relação sexual.
[CTA]
Fatores de risco para a disfunção erétil em pacientes com diabetes
A própria diabetes é considerada um fator de risco para que favorece o desenvolvimento de disfunção erétil. Além disso, existem diversos outros fatores que são considerados de risco para o desenvolvimento de ambas as condições: diabetes e disfunção erétil. São eles:
- Tabagismo;
- Obesidade;
- Consumo excessivo de álcool;
- Doenças cardiovasculares;
- Uso de determinados medicamentos;
- Dieta inadequada.
Como o diabetes pode afetar a função erétil?
No que diz respeito especificamente à relação entre diabetes e disfunção erétil, existem algumas alterações da doença que contribuem diretamente para a disfunção sexual. São elas:
- Redução da circulação sanguínea;
- Obstrução da artéria peniana;
- Alteração na sensibilidade, levando à redução do prazer sexual.
Tratamentos para a disfunção erétil em pacientes com diabetes
O acompanhamento médico especializado é fundamental para o diagnóstico e tratamento adequados da diabetes e disfunção erétil, garantindo a saúde do paciente em todos os âmbitos de sua vida — incluindo sexual. O método terapêutico mais adequado vai depender diretamente das causas de cada um desses problemas e das condições físicas do paciente de modo geral.
Dependendo do quadro apresentado, pode ser necessário tratar a diabetes a partir de mudanças no estilo de vida, uso de medicações específicas e até mesmo injeções de insulina. Este tipo de tratamento deve ser orientado por um endocrinologista e, quando todas as recomendações são cuidadosamente seguidas pelo paciente, a tendência é que ele note uma melhora em sua saúde geral, inclusive na qualidade de vida sexual.
Entretanto, pode haver casos em que o paciente apresente diabetes e disfunção erétil sem que as duas condições estejam diretamente relacionadas. Desse modo, o controle dos níveis da síndrome metabólica acaba não solucionando a disfunção sexual. Nestes casos, é recomendado iniciar um tratamento específico para a impotência sexual.
Como a Prime Medical Center pode te ajudar?
A Prime Medical Center é uma clínica totalmente focada na saúde sexual masculina e dedica-se a oferecer atendimento de excelência para homens que apresentam qualquer tipo de dificuldade ou alteração que comprometa sua saúde e satisfação sexual. O centro conta com uma equipe altamente especializada, que conduz uma investigação criteriosa sobre as causas da disfunção erétil e indica um tratamento adequado para o indivíduo.
A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento Masculino. O nosso corpo clínico é constituído por uma equipe de médicos experientes, qualificados e renomados. Agende já uma consulta!
Fontes: