Meu marido perdeu o desejo sexual: quais podem ser os motivos?

A falta de desejo sexual masculina pode estar associada a diversos fatores, tanto psicológicos como físicos

A falta de desejo masculino é considerada um tabu pela sociedade, que ainda acredita que os homens precisam estar sempre dispostos e interessados em ter relações sexuais a qualquer momento. Por isso, muitas mulheres acabam se sentindo muito culpadas e incomodadas quando se deparam com a seguinte constatação: “meu marido perdeu o desejo sexual”.

É importante que as mulheres entendam que é normal que a perda de libido masculina, assim como o impulso sexual, se manifeste em maior ou menor intensidade ao longo da vida, especialmente conforme o indivíduo envelhece ou passa por situações específicas no dia a dia. Se você está se questionando “meu marido perdeu o desejo sexual, quais são os motivos?”, continue lendo este post e entenda melhor o assunto!

Quero tratar um problema!

10 motivos para o seu marido perder o desejo sexual

Estresse e ansiedade

Situações de ansiedade, nervosismo e estresse podem afetar a produção hormonal, reduzindo a produção de serotonina — neurotransmissor do prazer e da alegria — e da testosterona. Como consequência, o homem pode apresentar queda no desejo sexual.

Depressão

A depressão é uma doença que, entre outras coisas, contribui para a disfunção erétil e faz com que a pessoa deixe de sentir prazer com as atividades — incluindo o sexo. Além disso, muitos remédios usados no tratamento da depressão têm como um dos efeitos colaterais a redução da libido.

Doenças crônicas

Doenças como diabetes e pressão alta afetam diretamente o desejo sexual, uma vez que alteram o calibre dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue circule com mais dificuldade. Por isso, se você está se perguntando “por que meu marido perdeu o desejo sexual?”, a resposta pode estar nesses problemas de saúde.

Quero tratar um problema!

Problemas hormonais

A regulação hormonal também é um fator importante para a manutenção do desejo sexual. Por isso, problemas hormonais, como a testosterona total baixa, podem afetar a libido do homem, já que este hormônio é responsável pelo controle do impulso sexual masculino.

Obesidade

Além de causar impactos na saúde, a obesidade também pode afetar a autoimagem, podendo fazer com que o homem e sinta constrangido em relação ao próprio corpo e passe a evitar o contato sexual.

Problemas para dormir

A fadiga também pode levar à redução da libido e alteração na produção hormonal. Nesse sentido, se o seu marido perdeu o desejo sexual, vale a pena incentivá-lo a ter boas noites de sono, descansando por cerca de 7 a 9h.

Rotina

Muitas vezes, os compromissos do cotidiano fazem com que o casal deixe de ter tempo a dois. Isso pode acontecer por diversos motivos, desde excesso de trabalho a nascimento dos filhos. Outro aspecto que vale a pena observar por quem apresenta a reclamação de que “meu marido perdeu o desejo sexual” é se a rotina sexual também não se tornou maçante e cansativa.

Quero tratar um problema!

Discussões

Os conflitos dentro do relacionamento podem fazer com que ele esfrie, causando distanciamento que pode impactar negativamente no desejo sexual de ambos.

Excesso de bebida alcoólica

Quando consumido em excesso e frequência, o álcool pode levar a disfunções sexuais como impotência e diminuição do desejo sexual.

Culpa

Indivíduos que sofrem com disfunções sexuais como ejaculação precoce e impotência podem se sentir muito culpados por não dar prazer à parceira, passando a evitar o sexo. Como consequência, a mulher acaba sendo afetada pelo pensamento de “meu marido perdeu o desejo sexual”.

Disfunção erétil

A disfunção erétil é caracterizada pela dificuldade em ter e manter uma ereção satisfatória para uma relação sexual. Pode ser causada por diversos fatores, como o fluxo sanguíneo irregular no pênis, problemas neurológicos, distúrbios hormonais, entre outros. Esta é uma alteração que faz com que o homem passe a ter medo de falhar e passe a evitar o sexo.

[CTA]

Tratamentos para a saúde sexual masculina

É muito frequente que os consultórios especializados em saúde sexual do homem sejam procurados por mulheres que se questionam: “meu marido perdeu o desejo sexual, e agora?”. A resposta para esta pergunta está na compreensão e incentivo a procurar auxílio profissional. O diagnóstico da perda de libido inclui não apenas a constatação do problema, mas a identificação de suas causas para iniciar um tratamento adequado.

A Prime Medical Center é uma clínica totalmente dedicada à saúde sexual masculina e oferece atendimento médico de excelência para alterações que comprometem a qualidade de vida e satisfação sexual do homem e sua parceira.

Entre em contato e agende uma consulta!

Fontes:

Manual MSD.

Entre em Contato

Ficou com alguma dúvida? Deixe suas informações que entraremos em contato.

Viva com mais prazer!

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento da Saúde Sexual do homem na cidade de Goiânia.

Confira outros temas: