A melhor forma de ajudar é por meio do apoio, compreensão e conversa franca, sem focar em cobranças ou brigas
A ejaculação precoce é uma disfunção sexual capaz de afetar drasticamente a relação de um casal, uma vez que a alteração pode gerar muita frustração e fazer com que a experiência do sexo seja menos agradável tanto para o homem como para a mulher. Por isso, é muito frequente que os consultórios urológicos sejam procurados por mulheres que se questionam: “meu marido tem ejaculação precoce, e agora?”.
Embora muitas pessoas acreditem que apenas o homem sofra com a disfunção, a ejaculação precoce pode gerar muitos conflitos e mágoas também entre as mulheres — que podem se sentir culpadas pela condição ou até mesmo passarem a sofrer com a insatisfação sexual. Se você está se questionando “meu marido tem ejaculação precoce, como posso ajudar?”, basta continuar lendo este post para tirar suas dúvidas!
O que é a ejaculação precoce?
A ejaculação precoce é uma disfunção sexual muito comum que se caracteriza pela falta de controle voluntário do reflexo ejaculatório, fazendo com que ele apresente orgasmo e excreção de sêmen mais rapidamente do que o considerado normal. Em geral, o problema é definido como ejaculação que ocorre em até um minuto após a penetração ou, em alguns casos, antes mesmo que ela ocorra.
É importante destacar que a ejaculação precoce não é, efetivamente, uma doença. Apesar disso, a disfunção é capaz de trazer sérias consequências à saúde e qualidade de vida do homem e da mulher, uma vez que afeta negativamente a autoestima e os relacionamentos. Por isso, para quem se questiona “o que fazer se meu marido tem ejaculação precoce?”, a resposta está no incentivo ao tratamento adequado.
[CTA]
O que causa a ejaculação precoce?
A ejaculação precoce pode ser causada por diversos fatores físicos e psicológicos, sendo que muitos deles não estão associados a sexo ou ao relacionamento com a parceira. A maior parte dos casos tem relação direta com questões emocionais, sendo a ansiedade a principal delas.
Além disso, algumas doenças de próstata, infecções e até mesmo alterações hormonais podem favorecer a ocorrência da disfunção. Outros fatores que contribuem para a condição são:
- Experiências sexuais ou amorosas frustradas;
- Histórico de abuso sexual;
- Transtornos psiquiátricos;
- Problemas no relacionamento com a parceira;
- Preocupação excessiva ou sentimento de culpa;
- Insegurança;
- Hipersensibilidade peniana;
- Medo de não conseguir satisfazer a parceira.
Identificar a causa do problema é fundamental para que a condição possa ser tratada de maneira adequada e, justamente por isso, a resposta para o questionamento “como ajudar meu marido que tem ejaculação precoce?” está no incentivo à procura por um médico especializado.
Como saber se meu marido tem ejaculação precoce?
A ejaculação precoce é definida pela ocorrência da ejaculação antes ou perto de 1 minuto após a penetração em quase todas as relações sexuais, acompanhada pela incapacidade de retardar o momento do orgasmo e presença de consequências negativas — como frustração sexual, insatisfação e baixa autoestima. Para que a condição seja confirmada, é necessária uma avaliação clínica criteriosa.
O autodiagnóstico não é recomendado, sendo preferível incentivar o homem a procurar um médico urologista para avaliar as queixas do paciente e solicitar exames complementares para confirmar a condição.
Meu marido tem ejaculação precoce: e agora?
Caso seja confirmado o diagnóstico de ejaculação precoce, é importante que o casal entenda que a disfunção é um problema de ambos — e não exclusivamente do homem. Afinal, a mulher certamente também sofre e se sente frustrada com a alteração, por isso a pergunta “meu marido tem ejaculação precoce, o que fazer?” é tão comum nos consultórios. Por isso, é importante que ela saiba como auxiliar neste momento. Confira a resposta para alguns dos principais questionamentos a respeito deste assunto:
Eu posso ter contribuído para a ejaculação precoce do meu marido?
Um dos primeiros pensamentos da mulher que se faz a pergunta “meu marido tem ejaculação precoce, e agora?”, é sobre sua parcela de culpa pela disfunção. Na verdade, a mulher não deve se sentir culpada pela ejaculação precoce do marido, mas é importante que ela entenda que as cobranças excessivas em relação ao problema podem fazer com ele piore. Por isso, em vez de ficar brigando, a dica é conversar sobre o problema e tentar ajudar na superação da ansiedade.
Como conversar com meu marido sobre ejaculação precoce?
A melhor forma de conversar sobre a questão é de maneira amigável, sem cobranças. Uma forma efetiva de abordar o problema pode ser destacando como você gostaria de aproveitar mais este momento com ele, demonstrando compreensão e acolhimento.
Meu marido tem ejaculação precoce: como ajudar?
A compreensão e o companheirismo são as melhores formas de ajudar. Incentive-o a procurar um especialista, mostre a ele que ambos poderão aproveitar mais o sexo e, na medida do possível, seja participativa no tratamento.
Como a Prime Medical Center pode te ajudar?
A Prime Medical Center é uma clínica totalmente dedicada à saúde sexual masculina e oferece atendimento médico de excelência para alterações que comprometem a qualidade de vida e satisfação do homem e suas parceiras. Os tratamentos oferecidos são sempre individualizados e adequados às particularidades e queixas de cada paciente.
Entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da Prime Medical Center.
Fontes: