Tratamento de reposição de testosterona é um dos mais recomendados para tratar perda de libido masculina, mas deve ser sempre orientado por um médico
Embora ainda seja considerada vergonhosa e seja tratada como tabu pela sociedade, a perda de libido masculina é uma alteração considerada comum e que pode ser afetada por diversos fatores da vida do indivíduo. Esta é uma alteração que pode prejudicar a qualidade de vida sexual tanto do homem como de sua parceira, devendo ser investigada quando se torna constante.
Por mais que a falta de desejo sexual seja multifatorial, esta alteração geralmente está associada à redução do hormônio sexual masculino (a testosterona). Por conta disso, um dos tratamentos mais populares para esta questão é a reposição hormonal para perda de libido masculina.
Perda de libido masculina: o que é e por que ocorre?
A perda de libido masculina pode ser definida como queda do desejo sexual, uma alteração que se manifesta pela redução dos pensamentos e fantasias relacionadas a sexo. A principal causa desta disfunção é a redução da testosterona no organismo, que pode ser afetada por inúmeras questões como:
- Alterações psicológicas;
- Estilo de vida;
- Problemas neurológicos;
- Disfunção erétil;
- Condições situacionais, como estresse ou traumas.
Isso significa, portanto, que a reposição hormonal para perda de libido masculina nem sempre é um tratamento definitivo para a questão. Dependendo do caso, é necessário associar esta terapia a acompanhamento psicológico, mudanças no estilo de vida e uso de medicamentos.
[CTA]
Reposição hormonal no tratamento para perda de libido masculina
A reposição hormonal para perda de libido masculina é um tratamento baseado na reposição sintética da testosterona, com o intuito de normalizar a presença deste hormônio no organismo masculino. Para que esta terapia seja realizada, é necessário que o indivíduo se submeta a exames de sangue e seja analisado no que diz respeito aos impactos da ausência hormonal na qualidade de vida do paciente.
A reposição hormonal para perda de libido masculina pode ser realizada por meio da via oral, transdérmica ou injetável. Além disso, é possível que o tratamento seja complementado por suplementos vitamínicos e outras mudanças no estilo de vida.
Benefícios e riscos da reposição hormonal
O principal benefício da reposição hormonal para perda de libido masculina é a melhora na qualidade de vida do paciente. Isso porque a redução da testosterona afeta não apenas o desejo sexual do homem, mas sua fertilidade e bem-estar geral. Além disso, a queda hormonal favorece o desenvolvimento de osteoporose e osteopenia.
Por outro lado, o uso de testosterona em doses acima do normal pode desencadear alterações no organismo, afetando o colesterol, doenças cardíacas, irritabilidade, acne e queda de cabelo.
Qual é o melhor tipo de reposição hormonal para perda de libido masculina?
Não existe uma única e definitiva resposta para esta pergunta. O melhor tipo de reposição hormonal para perda de libido masculina é aquele que atende às necessidades de cada organismo. Assim como ocorre com todas as alterações de saúde, o tratamento para falta de desejo sexual varia conforme suas causas e características do paciente.
O ideal é que este tipo de alteração seja investigado por uma equipe médica, que solicitará exames para identificar as causas da perda de libido no homem. A escolha do tratamento mais adequado deverá ser feita sempre com base nos resultados apresentados nesses exames e nas queixas apresentadas pelo paciente.
A Prime Medical Center é um centro de excelência em tratamento masculino. O nosso corpo clínico é constituído por uma equipe de médicos experientes, qualificados e renomados. Agende já uma consulta!
Fontes: