Desejo masculino? Como tratar a falta de dele?

desejo masculino

A falta de apetite sexual em homens pode ser de origem hormonal, química ou emocional. Veja ao final como tratar a falta de desejo masculino!

O que é falta de desejo masculino?

A libido é a palavra utilizada para descrever o interesse sexual das pessoas, sendo algo normal e que acompanha os indivíduos da adolescência à velhice. Quando há uma perda do desejo sexual masculino, os homens apresentam menos interesse por sexo e passam a diminuir a frequência de suas relações sexuais.

Isso pode ser um problema para os relacionamentos amorosos e até para a própria energia e saúde emocional dos pacientes, uma vez que o sexo libera altas doses de serotonina, hormônio responsável por regular o sono e o humor.

De acordo com a obra “Estudo da Vida Sexual do Brasileiro”, a inibição de libido masculina varia de acordo com a faixa etária, tendo registro maior – de 4,8% – em homens acima dos 60 anos. Mas esta inibição também pode prejudicar pacientes mais jovens.

No entanto, a boa notícia é que existe tratamento para falta de desejo masculino, e é sobre esta terapia que falaremos no conteúdo a seguir.

Principais causas que leva o homem perder o desejo sexual

O primeiro passo para que o médico possa prescrever um tratamento para falta de desejo masculino é entender qual é a origem do problema. As causas podem ter três fatores distintos, como emocionais, hormonais ou químicos. São eles:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Consumo desregrado de álcool e drogas;
  • Determinados tipos de medicamentos, inibidores de serotonina;
  • Obesidade e o aumento do colesterol proveniente;
  • Diabetes, que resulta na queda de testosterona;
  • HPB (hiperplasia prostática benigna), que é um crescimento excessivo da próstata, capaz de comprimir o canal da uretra.

Como Tratar a Falta de Desejo Masculino

Descobrir a origem do problema é o primeiro passo para partirmos para o tratamento para falta de desejo masculino. Como a causa está diretamente relacionada ao que vem impedindo o paciente de manter uma rotina sexual saudável, é necessário realizar o correto tratamento da origem desse impedimento para que a qualidade de vida seja restaurada.

Quando o fator determinante é de ordem emocional, o tratamento para a falta de desejo masculino deve incluir uma terapia multidisciplinar, buscando o auxílio de uma psicoterapia para perda de libido masculina e de um psiquiatra que prescreva medicamentos capazes de controlar a baixa falta de serotonina no organismo, controlando os sintomas da depressão, da ansiedade ou do estresse crônico.

Já quando a obesidade ou a diabetes são responsáveis pela perda de libido masculino, é fundamental que o paciente busque tratamentos de emagrecimento e controle das patologias, reavaliando sua rotina alimentar e incluindo em seu dia a dia a prática de atividades físicas.

Buscar o tratamento para a falta de desejo masculino também pode significar o controle da dependência por drogas ou bebida alcoólica, ou reavaliar a ingestão de medicamentos inibidores de serotonina, por exemplo.

Quero tratar um problema!

Quando o tratamento é recomendado?

Para todos os efeitos, é necessário que a busca por um tratamento para falta de desejo masculino seja levantada quando a perda de apetite sexual se torna rotina e passa a comprometer a qualidade de vida do paciente, afetando seu relacionamento amoroso ou mesmo sua vida social, quando este é solteiro.

Como a falta de libido pode estar diretamente relacionada a outros problemas, sendo estes capazes de trazer alguns outros transtornos, problemas emocionais são capazes de trazer um completo comprometimento da qualidade de vida, enquanto os hormonais podem desencadear outros problemas de saúde ainda mais críticos.

Dicas para a prevenção da falta de desejo masculino

Para além do tratamento para falta de desejo masculino, existem métodos preventivos que podem ser adotados de modo a manter uma saúde sexual masculina mais assertiva e feliz. Uma delas é melhorar o condicionamento físico, buscando a prática regular de exercícios físicos, situação que costuma impulsionar a vitalidade.

Também é altamente recomendado que o homem busque manter os pés no chão, aguardando expectativas realistas da própria vida sexual. Apenas cerca de 40% a 50% das atividades íntimas podem ser mutuamente satisfatórias. Excesso de expectativa pode ser frustrante para ambos os casos.

Rever sua alimentação também pode ser uma ideia interessante. Existem alimentos, particularmente afrodisíacos, capazes de estimular a libido, como ostras, chocolate, abacate, morango, banana, aspargos e amendoim.

Como a Prime Medical Center pode te ajudar?

Por fim, o tratamento para falta de desejo masculino necessita de uma ajuda especializada. Existem medicamentos capazes de controlar os problemas, indicados de forma individualizada, que devolvem a qualidade de vida ao paciente em questão.

A equipe da Prime Medical Center está apta para ajudar no tratamento para falta de desejo masculino em todas as suas formas, com uma abordagem particularizada e interdisciplinar.

Nos envie uma mensagem e agende a sua consulta.

Fonte:

Manual MSD

Entre em Contato

Ficou com alguma dúvida? Deixe suas informações que entraremos em contato.

Viva com mais prazer!

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento da Saúde Sexual do homem na cidade de Goiânia.

Confira outros temas: