Prime Medical Center
A Perda de Libido ou Falta de Libido Masculino é caracterizada por uma diminuição do impusso sexual, o que pode ser causado por fatores psicológicos e físicos.
A Perda de Libido ou Falta de Libido Masculino é um tema ainda tratado como tabu, uma vez que muitas esferas da sociedade enxergam o sexo como um assunto do universo masculino e esperam que os homens estejam sempre interessados e dispostos a ter relações sexuais a qualquer momento. A realidade, entretanto, não condiz com este tipo de pensamento, sendo perfeitamente normal que o indivíduo passe por altos e baixos que interferem em seu desejo sexual.
É importante que as pessoas entendam que a Perda de Libido ou Falta de Libido Masculino, assim como o impulso sexual, pode se manifestar em maior ou menor intensidade ao longo da vida de qualquer pessoa. Além disso, é considerado normal que o desejo sexual diminua gradativamente conforme o homem envelhece, sendo afetado também por questões como fadiga ou ansiedade. A questão se torna um problema quando é persistente e causa frustração.
A libido pode ser definida como o desejo sexual, sendo manifestada pelo aumento de pensamentos e fantasias relacionadas a sexo — tanto em frequência, como em intensidade. Diversos fatores podem influenciar na perda de libido masculina e no seu aumento, tais como estilo de vida do indivíduo, características do organismo e situações relacionadas a cansaço, estresse e ansiedade.
A perda da libido masculina representa uma diminuição ou ausência de desejo sexual, uma manifestação que pode ser considerada normal em situações pontuais, mas que pode prejudicar a qualidade de vida do homem quando está sempre baixa. Isso porque o problema, apesar de ser considerado multifatorial, geralmente está relacionado a uma diminuição do hormônio sexual masculino — a testosterona.
É importante identificar e controlar um quadro de perda de libido masculina não apenas para garantir a qualidade de vida sexual, mas porque a redução da testosterona pode levar a alterações na fertilidade do homem, além de favorecer a osteoporose e a osteopenia. A diminuição deste hormônio também causa irritabilidade, depressão, aumento da gordura corporal e indisposição geral.
Os principais sintomas da perda de libido masculina são:
- Baixo interesse sexual;
- Dificuldade em alcançar o orgasmo;
- Dificuldade de ereção;
- Diminuição na frequência das relações sexuais;
- Problemas de memória;
- Cansaço e falta de disposição no cotidiano;
- Mudanças de humor.
De modo geral, a perda de libido masculina é identificada a partir dos sintomas descritos acima. A melhor forma de identificar se esta ausência de desejo sexual se trata de um problema que exige tratamento é por meio de uma avaliação realizada por um médico especializado em saúde sexual masculina.
Durante a consulta, este profissional poderá avaliar os sintomas apresentados, solicitar exames e identificar as causas do problema, apontando também o melhor tratamento para cada caso.
Conforme foi explicado, a diminuição da libido masculina está diretamente ligada à redução da testosterona no organismo do homem. Porém, esta é uma alteração que não é tão simples quanto parece: seu diagnóstico vai muito além de apenas realizar um exame de sangue para identificação dos níveis hormonais, e o tratamento normalmente não pode ser feito simplesmente por meio de reposição hormonal.
Um dos passos mais importantes no diagnóstico e tratamento da perda de libido masculina consiste em compreender os fatores que contribuem para a queda da testosterona, o que pode estar ligado a muitas causas. As principais delas são:
Alterações psicológicas
A saúde mental tem relação direta com a saúde sexual masculina, e fatores psicológicos podem afetar a produção de hormônios como testosterona, endorfina, dopamina e serotonina. Dessa forma, o indivíduo tem o desejo sexual diminuído, assim como a sensação de prazer. Transtornos como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e estresse estão entre as principais alterações psicológicas que desregulam a produção hormonal.
Estilo de vida
Hábitos como tabagismo, sedentarismo e consumo de drogas podem alterar a produção de hormônios, assim como a obesidade e a má alimentação. Essa alteração causa diversos problemas, entre eles a perda de libido masculina.
Problemas neurológicos
Em pessoas saudáveis, o estímulo sexual está diretamente associado a elementos que são interpretados pelo cérebro como desejo. Porém, algumas condições de saúde podem afetar a recepção nervosa, de modo a alterar o desejo sexual. É o caso de alguns pacientes que sofrem acidente vascular cerebral, Alzheimer ou Parkinson.
Disfunção erétil
Homens que enfrentam dificuldades para manter uma ereção tendem a apresentar um sentimento de frustração e vergonha em relação ao sexo. Como consequência, ele acaba evitando o ato sexual e, muitas vezes, perdendo a vontade de praticá-lo.
Condições situacionais
É considerado natural que algumas situações levem à perda de libido masculina, especialmente as que geram estresse, preocupação ou trauma psicológico.
Assim como ocorre com todas as alterações de saúde, o tratamento para perda de libido masculina varia de acordo com suas causas e características do paciente. Em geral, pode ser indicada psicoterapia, terapias comportamentais, reposição hormonal e uso de medicamentos específicos.
Nenhum desses recursos terapêuticos deve ser utilizado sem orientação médica, pois a automedicação muitas vezes pode gerar efeito contrário ao esperado, agravando o problema.
Uma vez que a libido tem forte relação com fatores psicológicos, situacionais e estilo de vida, o mais indicado para recuperar a libido é adotar um estilo de vida mais saudável — que inclui mais equilíbrio emocional, redução do estresse e redução de hábitos prejudiciais. Também é importante saber desmistificar o problema, buscando ajuda médica assim que notar uma queda no desejo sexual.
Por mais que a perda de libido masculina seja considerada normal quando ocorre de maneira esporádica e, nesse caso, não afeta a qualidade de vida do indivíduo, é importante lembrar que a queda do desejo sexual muitas vezes também está relacionada à presença de uma patologia. Por isso, o ideal é que um médico seja procurado assim que for notada qualquer alteração significativa no desejo ou desempenho sexual.
O médico urologista é o profissional mais adequado para oferecer um acompanhamento especializado a respeito da questão, podendo avaliar as queixas apresentadas pelo paciente, solicitar exames e identificar as causas da perda de libido no homem. Este especialista também pode ser procurado em caráter de rotina, possibilitando a identificação precoce de doenças e alterações que podem comprometer a saúde sexual.
Questões como perda de libido masculina, ejaculação precoce e disfunção erétil ainda são cercadas de receios, dúvidas e tabus. Por isso, muitos homens podem se sentir envergonhados e até achar que é besteira procurar um médico para lidar com estas alterações. Entretanto, este tipo de pensamento não deve ser encorajado: solucionar este tipo de problema é fundamental para garantir qualidade de vida e satisfação sexual ao indivíduo.
Neste sentido, procurar uma clínica especializada como a Prime Medical Center pode ser a melhor alternativa para quem deseja um atendimento de excelência realizado por profissionais que prezam por um tratamento individualizado e discreto.
Agende uma avaliação com a Prime Medical Center!
A Prime Medical Center é uma clínica totalmente especializada em saúde sexual masculina e dedica-se ao tratamento de disfunções que comprometem a qualidade de vida e satisfação do indivíduo. O espaço conta com uma equipe altamente qualificada, que conduz exames específicos para diagnosticar as principais disfunções que acometem os homens e realiza tratamentos personalizados e individualizados.