Identificada pela sigla RET, a restauração do eixo de testosterona pode recuperar a libido e a potência sexual masculina
Homens que fazem uso de anabolizantes por tempo prolongado e em doses elevadas e inadequadas podem sofrer diversas consequências no organismo. Por mais que muitas pessoas associem os músculos conquistados a uma maior masculinidade, na verdade o uso dessas substâncias pode comprometer a fertilidade e o desempenho sexual do usuário.
Esse efeito sobre a vida e saúde sexual masculina está associado ao consumo da testosterona sintética presente nos anabolizantes, que faz com que a produção de testosterona natural seja reduzida. Como consequência disso, a produção e qualidade dos espermatozoides é diminuída (muitas vezes, de forma irreversível, mesmo quando o consumo dos anabolizantes é suspenso).
Paralelamente a esse efeito, o homem pode apresentar alterações como:
- Depressão;
- Acne;
- Hipogonadismo;
- Queda de cabelo.
O que é restauração do eixo de testosterona (RET)?
O uso de anabolizantes pode levar a baixos níveis de testosterona, do hormônio luteinizante e do hormônio folículo-estimulante. Juntos, esses hormônios são identificados como “eixo hipotálamo-pituitária-testicular”, e sua queda pode causar perda da libido e disfunção erétil (além de muitas outras alterações). Por isso, é importante investir na restauração do eixo de testosterona (RET).
Para que serve a RET?
A restauração do eixo de testosterona é um tratamento que pode ter diferentes objetivos, dependendo da necessidade e vontade do paciente. Em geral, as principais queixas dizem respeito à impotência sexual.
[CTA]
Para quem é indicada a restauração do eixo de testosterona?
O tratamento de restauração do eixo de testosterona é indicado para pessoas que fizeram uso abusivo de esteroides anabólicos e apresentam problemas relacionados à produção de testosterona pelo organismo. Naturalmente, é recomendado se submeter à RET aqueles pacientes que se incomodam com os efeitos colaterais do uso de anabolizantes e desejam minimizá-los ou eliminá-los.
Como a RET é feita?
Para pacientes que já têm filhos, a restauração do eixo de testosterona, inicialmente, é feita com base no tratamento do hipogonadismo (deficiência de testosterona), repondo o hormônio por meio de doses baixas de medicação. Entretanto, nos casos em que o objetivo é restaurar a fertilidade, o tratamento é feito sem o uso da testosterona, priorizando outras medicações.
A restauração do eixo de testosterona deve ser conduzida sempre de maneira individualizada, com orientação especializada.
Benefícios da restauração do eixo de testosterona
O principal benefício associado à RET é a recuperação do bem-estar sexual do paciente, tanto no que diz respeito à impotência sexual como no âmbito da fertilidade (caso o indivíduo tenha o desejo de ser pai). Os outros efeitos colaterais relacionados ao abuso de anabolizantes também podem ser eliminados, trazendo qualidade de vida geral ao indivíduo.
Quem realiza a restauração do eixo de testosterona?
O médico urologista é o profissional mais adequado para oferecer um acompanhamento especializado a respeito da queda dos níveis de testosterona, seja por causa do uso exagerado de anabolizantes ou por alguma alteração no organismo. Esse especialista pode avaliar as queixas do paciente e solicitar exames para identificar as causas do problema.
Agende uma avaliação com a Prime Medical Center!
Uma clínica especializada, como a Prime Medical Center, pode ser a melhor opção para quem deseja fazer a restauração do eixo de testosterona ou solucionar qualquer outro tipo de alteração que comprometa a qualidade de vida e satisfação sexual do homem.