Doppler Peniano

Prime Medical Center

O Doppler Peniano é um Exame de ultrassonografia que permite investigar as causas da disfunção erétil, avaliando o fluxo sanguíneo do pênis.

A disfunção erétil é uma alteração definida como a incapacidade de iniciar ou manter uma ereção adequada para que ocorra uma relação sexual satisfatória. Trata-se de um problema de saúde sexual masculina bastante comum, especialmente entre homens com mais de 40 anos, podendo estar associado a problemas de saúde, condições físicas, distúrbios hormonais e transtornos emocionais.

Muitos casos de disfunção erétil estão relacionados a problemas com potencial para se tornarem bastante prejudiciais à saúde do paciente, como doenças vasculares e insuficiência arterial ou venosa. Por isso, é fundamental que o indivíduo com dificuldade de ereção seja submetido a uma investigação criteriosa que permita a identificação das causas do problema. O doppler peniano é um dos principais exames investigativos desta condição.

Considerado um dos mais importantes exames para investigar as causas da disfunção erétil, o doppler peniano é atualmente o padrão ouro para diagnóstico de impotência vascular. Este é um exame de pênis realizado com auxílio de um aparelho de ultrassom que utiliza a tecnologia doppler, capaz de verificar e acompanhar a circulação sanguínea dentro dos vasos da área analisada.

Este exame também é conhecido como ecografia peniana com doppler ou ultrassonografia doppler do pênis com fármaco-ereção. A metodologia permite examinar o pênis do paciente de maneira não invasiva, sem uso de radiação e sem causar qualquer tipo de efeito colateral. Além da disfunção erétil, a avaliação permite investigar enfermidades como priapismo, doença de Peyronie e traumas de pênis.

A realização do doppler peniano é indicada para pacientes com queixa e sinais clínicos de disfunção erétil, com suspeita de condições vasculares associadas ao problema. Cabe ao médico urologista avaliar o quadro apresentado pelo homem, fazendo uma anamnese detalhada e entendendo o histórico médico do indivíduo, bem como seu estilo de vida e outros detalhes que influenciam diretamente na saúde sexual masculina.

Caso o especialista identifique evidências de que o paciente apresenta disfunção erétil, sem que a causa do problema fique clara a partir da anamnese inicial, ele deverá solicitar exames complementares e mais detalhados para investigação da alteração. O doppler peniano é o exame indicado quando o médico identifica a necessidade de avaliar a circulação sanguínea do pênis.

Como foi explicado, o doppler peniano avalia a circulação sanguínea do pênis, assim como as artérias cavernosas e dorsais do pênis, fibroses de corpos cavernosos, microcalcificações, deformidades e a estrutura da parede do pênis. A partir desta investigação, é possível identificar condições como:

  • Disfunção erétil;
  • Doença de Peyronie;
  • Traumas penianos;
  • Doenças cardiovasculares que colocam em risco a saúde sexual masculina;
  • Priapismo.

doppler peniano pode ser realizado em consultório, associado a um teste de ereção. A avaliação é feita a partir da aplicação de substâncias dilatadoras no pênis, que têm o intuito de facilitar uma ereção e permitir a análise inicial da qualidade de rigidez e tumescência peniana. A agulha utilizada para administrar este medicamento é extremamente fina e é inserida na região lateral do pênis, de modo a tornar o procedimento indolor.

Em seguida, é realizada a ultrassonografia (USG) com o dispositivo doppler, permitindo que o médico obtenha imagens do fluxo sanguíneo peniano. A imagem gerada é colorida, de modo que o especialista consiga ver o caminho do fluxo sanguíneo. Ao todo, o exame de doppler peniano dura cerca de 30 minutos.

Com auxílio das substâncias dilatadoras e aparelho de ultrassom, o doppler peniano é capaz de investigar o fluxo da artéria principal do pênis, chamada artéria cavernosa. O exame também permite medir a pressão de entrada e de saída de sangue.

Com isso, a realização do doppler peniano permite a identificação de uma possível insuficiência arterial com baixa pressão de entrada do sangue ou escape venoso — que é quando o sangue sai muito rápido do órgão, impedindo assim uma ereção de qualidade e que possibilite uma relação sexual satisfatória.

Além do doppler peniano, a investigação da disfunção erétil e demais queixas do paciente em relação a sua saúde e função sexual deve englobar a realização de exames de sangue para avaliar a glicemia, perfil hormonal e hemoglobina. Também são solicitadas avaliações hormonais específicas, permitindo a identificação de alterações na tireoide, bem como outras condições que comprometem a qualidade da ereção, como a disfunção erétil ou a perda de libido do homem.

A realização desses exames complementares ao doppler peniano é fundamental para que o médico tenha um quadro completo das condições de saúde do paciente, identificando assim o tratamento mais adequado para o indivíduo.

doppler peniano pode ser solicitado e conduzido por um médico urologista, que está apto a avaliar as queixas do paciente e verificar as informações obtidas a partir do exame. Este especialista também se responsabiliza por garantir que o procedimento seja realizado de maneira correta e cuidadosa, de modo que o paciente não sofra nenhum efeito colateral ou intercorrência.

Agende uma avaliação com a Prime Medical Center!

A Prime Medical Center é uma clínica totalmente dedicada ao tratamento de disfunções e dificuldades sexuais masculinas, oferecendo tratamento individualizado com o intuito de sanar alterações que comprometam a saúde, qualidade de vida e satisfação sexual dos pacientes. Para isso, o espaço oferece exames que permitem uma avaliação aprofundada das condições apresentadas pelo indivíduo, entre os quais está o doppler peniano.

Para saber mais sobre este e outros exames, entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da Prime Medical Center.

Entre em contato agora para agendarmos um Exame