Teste Injetável IntraCavernoso

Prime Medical Center

O Teste Injetável IntraCavernoso é uma das opções de diagnóstico e tratamento para disfunção erétil, uma alteração caracterizada pela incapacidade do homem de ter e manter uma ereção do pênis que seja suficiente para uma relação sexual satisfatória. Para que este tipo de intervenção seja indicado, entretanto, é fundamental que o paciente seja criteriosamente avaliado por um médico especializado em saúde sexual masculina.

É importante destacar que a disfunção erétil pode ter muitas causas, que vão desde problemas de saúde específicos a falhas de funcionamento do pênis e transtornos psicológicos. É fundamental que essas causas sejam devidamente identificadas e tratadas, de modo a controlar a condição. Em geral, a aplicação das injeções intracavernosas é indicada para casos específicos e que não responderam a outras metodologias de tratamento.

As injeções intracavernosas são uma opção de tratamento para a disfunção erétil que consiste na aplicação de medicamentos diretamente no tecido esponjoso do pênis, favorecendo o fluxo sanguíneo para a região e a ocorrência de uma ereção. Em geral, os principais componentes destes medicamentos são:

  • Prostaglandina;
  • Papaverina;
  • Fentolamina.

Essas substâncias podem ser utilizadas de maneira isolada no tratamento de disfunção erétil, ou em associação entre si. O tratamento é sempre individualizado de acordo com as características e necessidades do paciente, devendo ser sempre orientado por um médico especializado.

As injeções intracavernosas são uma opção de tratamento indicada para casos de disfunção erétil que não puderam ser melhorados com mudanças no estilo de vida do paciente e quando a medicação oral já não faz mais efeito. Esta é uma solução rápida e eficaz para homens que desejam lidar com a dificuldade de produzir e manter uma ereção.

Muitos homens podem se sentir desconfortáveis ou intimidados com a ideia de introduzir uma agulha no pênis, mas é importante que eles coloquem na balança os benefícios das injeções intracavernosas para sua saúde sexual e qualidade de vida em geral. Isso porque a dificuldade para manter uma ereção pode trazer inúmeros prejuízos ao bem-estar do indivíduo, afetando a autoestima, os relacionamentos e transtornos emocionais.

De maneira simplificada, as substâncias presentes nas injeções intracavernosas levam ao relaxamento do músculo liso do pênis, aumentando o fluxo sanguíneo da região e levando a uma ereção em cerca de 10 a 15 minutos após a aplicação — mesmo sem estímulo sexual.

O médico urologista que acompanha o caso se responsabiliza por orientar o paciente sobre a maneira mais adequada de aplicar as injeções intracavernosas, indicando também a dose adequada de medicação e os cuidados que devem ser tomados no momento da aplicação. A localização da injeção também é importante, evitando danos aos nervos, à uretra ou aos vasos do pênis.

Caso o paciente queira, sua parceira sexual também pode aprender a maneira correta de aplicar as injeções intracavernosas, de modo a participar e se envolver no processo. A primeira aplicação, portanto, é sempre acompanhada pelo médico para que o indivíduo receba as orientações adequadas. Após isso, o paciente tem autonomia para aplicar as medicações conforme necessidade.

O principal benefício das injeções intracavernosas está na resolução do problema da disfunção erétil, uma vez que a ereção deve ocorrer dentro de 5 a 20 minutos após a aplicação. É esperado que esta ereção se mantenha por 1 a 3 horas.

Na Prime Medical Center, todas as injeções intracavernosas possuem fórmulas personalizadas, que são definidas pelo médico conforme a necessidade do paciente. Esta metodologia traz ainda mais vantagens ao homem que está em tratamento, uma vez que a medicação é escolhida especificamente para o indivíduo, atendendo às suas características e especificidades do caso.

Além disso, a possibilidade de haver contraindicações é mínima, assim como efeitos colaterais. Isso ocorre porque o medicamento foi projetado e escolhido para aquele determinado paciente.

A utilização de injeções intracavernosas não é recomendada para indivíduos que apresentam algum tipo de hipersensibilidade a algum componente do medicamento. O tratamento também não é recomendado para homens com risco de priapismo — ocorrência de ereções involuntárias e persistentes — e para aqueles que tomam medicamentos para combater a coagulação do sangue.

Cabe ao médico urologista avaliar as características e condições clínicas do paciente, identificando possíveis contraindicações e esclarecendo esta situação ao paciente. Caso a aplicação das injeções intracavernosas não seja possível por alguma razão, o especialista também poderá identificar outras maneiras de lidar com a disfunção erétil.

Embora sejam muito raros, os principais efeitos colaterais das injeções intracavernosas são a dor no pênis (que geralmente desaparece com o fim da ereção) e o aparecimento de hematomas no local da aplicação. Outro efeito possível é o priapismo, que nesses casos é caracterizado pelo prolongamento da ereção por mais de 4 horas — o que pode ser doloroso e incômodo ao paciente.

Caso qualquer uma dessas reações ocorra, é indicado conversar com o médico para evitar que elas voltem a se manifestar.

O médico mais adequado a tratar casos de disfunção erétil e identificar se o uso das injeções intracavernosas é o método mais adequado para lidar com o quadro apresentado pelo paciente. Este profissional está apto a avaliar as queixas do paciente e os sintomas apresentados por ele, bem como analisar suas condições clínicas e solicitar exames complementares para investigar as causas do problema.

Com base nas informações coletadas, o urologista poderá identificar a melhor metodologia de tratamento para o paciente. O ideal é procurar este profissional assim que forem percebidos os primeiros problemas de ereção.

Agende uma avaliação com a Prime Medical Center!

A Prime Medical Center é uma clínica totalmente especializada em saúde sexual masculina e dedica-se ao tratamento de disfunções que comprometem a qualidade de vida e satisfação do indivíduo. O espaço conta com uma equipe altamente qualificada, que conduz exames específicos para diagnosticar as principais disfunções que acometem os homens e realiza tratamentos personalizados e individualizados.

Para saber mais sobre este e outros exames, entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da Prime Medical Center.

Entre em contato agora para agendarmos um Exame