A ejaculação precoce é uma condição que está relacionada a fatores tanto físicos como psicológicos, e nem sempre pode ser completamente evitada
Saber como evitar a ejaculação precoce é uma preocupação bastante comum no universo masculino, uma vez que esta é uma disfunção sexual bastante comum e que acomete cerca de 25% dos brasileiros em algum momento da vida. O problema é definido como orgasmo e liberação de sêmen em até um minuto após o início da relação sexual, muitas vezes ocorrendo até antes da penetração.
Embora o ato de ejacular mais rápido do que gostaria não seja considerado uma doença, a alteração pode trazer grande frustração para o indivíduo, muitas vezes prejudicando sua satisfação sexual, autoestima e os relacionamentos. Nesse sentido, entender como evitar a ejaculação precoce é fundamental para garantir qualidade de vida aos homens e suas parceiras.
Principais causas da ejaculação precoce
A ejaculação precoce é uma alteração que pode estar associada a diversos fatores que, muitas vezes, sequer estão relacionados a sexo. A maioria dos casos está diretamente relacionada a questões emocionais, especialmente ansiedade, mas o problema também pode ter relação com alterações físicas e até mesmo estilo de vida. Entre as principais causas da ejaculação precoce, estão:
- Transtornos psiquiátricos;
- Histórico de experiências sexuais ou amorosas frustradas;
- Problemas no relacionamento;
- Insegurança;
- Preocupação excessiva;
- Medo de não satisfazer a parceira;
- Doenças de próstata;
- Inflamações ou infecções ativas;
- Distúrbios neurológicos;
- Hipersensibilidade peniana;
- Disfunções hormonais;
- Doenças genéticas;
- Distúrbios neurológicos;
- Histórico de abuso de álcool ou de medicamentos.
[CTA]
Como evitar a ejaculação precoce?
Uma vez que a alteração pode ser desencadeada por fatores muito diversos, que englobam tanto aspectos físicos como emocionais, não existe uma resposta definitiva para quem se pergunta “como evitar a ejaculação precoce”. De modo geral, a adoção de uma vida saudável e equilibrada, assim como o hábito de dialogar abertamente com a parceira, podem ajudar bastante no controle da questão.
Além disso, masturbar-se é uma excelente maneira de conhecer o próprio corpo e aprender a controlar melhor o momento da ejaculação. A dica, neste caso, é interromper o estímulo ao perceber que está perto do orgasmo, de modo que o corpo e a mente aprendam a prolongar a fase de excitação. Este tipo de prática também pode ser feito com ajuda da parceira, ajudando o homem a reduzir a ansiedade em relação ao sexo, tornando-o mais natural.
Diagnóstico e tratamento da ejaculação precoce
Como foi explicado, não é possível apontar uma resposta totalmente efetiva para o questionamento sobre como evitar a ejaculação precoce. Apesar disso, é importante destacar que o distúrbio pode ser controlado e tratado, trazendo maior qualidade e satisfação à vida sexual do homem — levando benefícios também a seu relacionamento e ao bem-estar de sua parceira.
Para que isso seja possível, é necessário que o homem se submeta a uma avaliação médica especializada. O urologista é o profissional mais adequado para analisar as queixas do indivíduo em relação ao tempo que ele demora para ejacular, bem como solicitar exames complementares para confirmar o diagnóstico da ejaculação precoce. Com base nessas informações, este especialista poderá indicar o tratamento mais adequado para o quadro apresentado.
Como a Prime Medical Center pode te ajudar?
A Prime Medical Center é um espaço totalmente dedicado ao tratamento de disfunções que afetam a saúde sexual masculina, oferecendo soluções para quem deseja descobrir como evitar a ejaculação precoce ou para aqueles que estão sofrendo com este problema e desejam alcançar mais qualidade de vida sexual. A clínica conta com profissionais dedicados a conduzir os tratamentos sempre de maneira individualizada e discreta, prezando sempre pelo bem-estar dos pacientes e contribuindo para sua autoestima e satisfação.
Fontes: