A principal causa da ejaculação precoce é a ansiedade, um problema que pode ir aumentando conforme a ocorrência de ejaculação rápida se repete
A ansiedade e a ejaculação precoce são dois problemas que estão intimamente ligados, sendo que este transtorno psicológico é apontado como a principal causa deste distúrbio sexual que tanto causa incômodo e preocupação entre os homens. Quanto mais frequentes forem os episódios de ejaculação precoce, a tendência é que a ansiedade se torne cada vez maior, levando à repetição dos incidentes e piora da situação.
Durante a adolescência, a relação entre ansiedade e ejaculação precoce tem muita relação com a falta de experiência e alta expectativa em relação ao sexo — além das alterações hormonais típicas da idade e preocupação em relação à performance apresentada. Isso não significa, porém, que a disfunção não possa se manifestar em adultos, podendo estar relacionada tanto a fatores psicológicos como alterações físicas, como alta sensibilidade na glande do pênis.
O que é a ejaculação precoce?
A ejaculação precoce é uma disfunção sexual que se caracteriza pela falta de controle voluntário sobre o momento do orgasmo e excreção de sêmen, fazendo com que ele ocorra mais rapidamente do que o esperado. A alteração também pode ser definida como a ocorrência da ejaculação em um minuto (ou menos) após a penetração, ou até mesmo antes dela.
A ejaculação precoce não é considerada uma doença, mas pode gerar frustração e impactar drasticamente a qualidade de vida do indivíduo, tornando a experiência sexual menos agradável tanto para o homem quanto para a mulher. Além disso, o problema pode fazer com que o homem sofra com baixa autoestima e passe a apresentar sentimentos negativos, especialmente em relação ao sexo.
[CTA]
Ansiedade e ejaculação precoce: qual a relação?
A principal causa da ejaculação precoce é a ansiedade, sendo que a tendência é que a ansiedade aumente conforme os incidentes de ejaculação rápida ocorram — fazendo com que ambos os problemas se intensifiquem. A ansiedade é capaz de influenciar tanto na vida sexual do homem que alguns pacientes ansiosos podem, inclusive, desenvolver um quadro de disfunção erétil.
Ansiedade causa ejaculação precoce?
A falta de experiência sexual e o medo de apresentar um mau desempenho, assim como a preocupação excessiva em satisfazer a parceria, são alguns pensamentos que contribuem para que o indivíduo apresente mais ansiedade em relação ao sexo — favorecendo, assim, a ocorrência da disfunção. Não é possível afirmar que uma condição necessariamente causa a outra, mas ansiedade e ejaculação precoce caminham juntas.
Outras causas da ejaculação precoce
Além da ansiedade, a ejaculação precoce pode estar relacionada a fatores como:
- Experiências sexuais ou amorosas frustradas;
- Histórico de abuso sexual;
- Transtornos psiquiátricos;
- Problemas no relacionamento com a parceira;
- Preocupação excessiva ou sentimento de culpa;
- Insegurança;
- Medo de não conseguir satisfazer a parceira.
Como tratar a ejaculação precoce ligada à ansiedade?
É importante que os homens entendam que a ejaculação precoce não é uma doença, mas a ansiedade pode ser, sim, um transtorno de saúde mental — e não apenas um sentimento isolado relacionado à expectativa ou preocupação em relação a um evento. Seja manifestando-se de maneira conjunta ou separadamente, a ansiedade e a ejaculação precoce podem prejudicar a qualidade de vida do homem, demandando tratamento adequado.
O tratamento da ansiedade e ejaculação precoce envolve psicoterapia e uso de medicamentos antidepressivos, que ajudam a reduzir e controlar o nível de ansiedade do paciente. Com isso, é esperado que ele consiga desenvolver um melhor controle sobre a resposta ejaculatória. A participação da parceira sexual nesse processo é fundamental, levando também a uma significativa melhoria no relacionamento.
Como a Prime Medical Center pode te ajudar?
A Prime Medical Center é uma clínica totalmente dedicada a promover a saúde sexual masculina. Para isso, o espaço conta com profissionais especializados em tratar disfunções sexuais que acometem os homens, tais como disfunção erétil e ejaculação precoce. O acompanhamento oferecido é sempre individualizado e conduzido de maneira discreta, respeitando o momento e as particularidades de cada paciente.
Para tirar suas dúvidas sobre a relação entre ansiedade e ejaculação precoce e entender melhor sobre os possíveis tratamentos, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: