Existem fatores físicos, psicológicos e comportamentais que comprometem o desempenho sexual do homem, privando-o da satisfação da vida sexual saudável
A prática sexual regular está relacionada a inúmeros benefícios para o homem, dentre eles o controle de peso e o menor risco de desenvolver doenças do coração a longo prazo. A curto prazo oferece prazer, bem-estar e preservação da autoestima. Porém, existem alguns fatores que afetam a saúde sexual do homem.
Conheça os fatores que afetam a saúde sexual do homem
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 15 milhões de homens sofrem de impotência sexual, o que representa 30% da população masculina. Cada situação é particular e motivada por diferentes fatores que afetam a saúde sexual do homem. Conheça alguns deles abaixo.
Fatores físicos que afetam a saúde sexual masculina
As doenças estão entre os principais fatores que afetam a saúde sexual do homem. A obesidade e o diabetes comprometem o sistema cardiovascular, dificultando a circulação do sangue e causando a disfunção erétil.
No caso da obesidade, o fator psicológico também influencia, já que os problemas com a autoestima interferem no desempenho sexual, além de os hormônios também dificultarem a ereção em homens obesos.
Fatores psicológicos que afetam a saúde sexual masculina
O estresse, a depressão e a ansiedade estão entre os principais fatores que afetam a saúde sexual do homem. O estresse aumenta os níveis de cortisol, um hormônio que, em altos níveis, provoca a diminuição do apetite sexual e da testosterona, principal hormônio sexual masculino.
A depressão compromete a libido, fazendo com que haja um menor interesse sexual. Já a ansiedade pode provocar a ejaculação precoce devido à preocupação exagerada com o desempenho e com a ereção.
Fatores comportamentais que afetam a saúde sexual masculina
Uma alimentação ruim, saturada de comidas gordurosas e açúcares, é mais um dos fatores que afetam a saúde sexual do homem. Além de resultar em doenças que dificultam a lubrificação e a ereção, ela também compromete o desempenho se consumidas antes da relação devido à lentidão da digestão.
O cigarro e o álcool são outros dos fatores que afetam a saúde sexual do homem por prejudicar a saúde do coração e a distribuição do sangue pelo corpo, comprometendo o sistema vasodilatador do pênis, responsável pela ereção.
O sedentarismo, mais um dos fatores que afetam a saúde sexual do homem, aumenta a probabilidade de desenvolvimento de doenças e dificulta a execução de atividades de esforço, como o sexo.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Hospital Israelita Albert Einstein com 20.789 brasileiros, com idade média de 49 anos, apontam que manter o corpo ativo pode prevenir até 20% o risco de desenvolver disfunção erétil.
Prevenção e tratamento dos fatores que afetam a saúde sexual do homem
Os fatores que afetam a saúde sexual do homem são múltiplos. Para a prevenção ou tratamento, é importante analisar individualmente cada caso, identificando os fatores físicos, psicológicos e comportamentais para encontrar a solução.
Entre os procedimentos que podem ser adotados nesses casos estão:
- Uma rotina balanceada, livre de vícios, com alimentação e prática de atividades físicas regulares;
- O acompanhamento psicológico;
- A realização de exames de rotina para o diagnóstico e tratamento de doenças.
Como a Prime Medical Center pode te ajudar?
Para a identificação e tratamento de diversas condições de saúde, a Prime Medical Center oferece um espaço com sala privativa, garantindo a privacidade e o contato apenas com os especialistas, além de equipe 100% masculina e equipamentos para exames.
A Prime Medical Center é um centro de excelência em tratamento masculino. O nosso corpo clínico é constituído por uma equipe de médicos experientes, qualificados e renomados. Agende já uma consulta!
Fontes: