Performance sexual masculina: Como melhorar?

Performance sexual

Performance sexual masculina é o nome dado ao desempenho e os níveis de satisfação relacionados a ele durante uma relação sexual. Para os homens, manter um desempenho sexual satisfatório é um objetivo muito importante, que vai sendo dificultado por diversos fatores.

Por isso, muitos homens têm dúvidas e questões sobre como manter e melhorar a performance sexual. Além disso, esse é um conceito cercado de mitos, inverdades e fatos pouco conhecidos que precisam ser devidamente explicados. Entenda mais neste conteúdo.

Fatores que afetam a performance sexual masculina

De modo geral, a performance sexual masculina está relacionada a manter a relação sexual até o fim de forma satisfatória para ambos os parceiros no ato. Alguns fatores, no entanto, podem afetar a qualidade do desempenho. São eles:

  • Ansiedade: a ansiedade gera tensão e nervosismo durante o ato. As consequências podem variar desde a ejaculação precoce associada a ansiedade até dificuldades para atingir o orgasmo ou conseguir manter a ereção;
  • Estresse: da mesma forma que a ansiedade, as questões relacionadas ao estresse podem impedir que o ato sexual seja concluído de forma satisfatória;
  • Tabagismo: o hábito de fumar compromete o funcionamento de diversos órgãos e sistemas do corpo, trazendo consequências também para a qualidade da atividade sexual;
  • Consumo de álcool: por mais que o consumo moderado de álcool possa provocar sensação de relaxamento, o excesso pode diminuir a libido, além de afetar o funcionamento do sistema cardiovascular, interferindo diretamente na performance sexual;
  • Medicamentos: o consumo de alguns tipos de medicamentos pode ter, como efeito colateral, a diminuição da libido masculina ou dificuldades para manter a ereção ou atingir o orgasmo;
  • Sedentarismo: atividades físicas são essenciais para melhorar a saúde do sistema cardiovascular, locomotor e hormonal. Por isso, o sedentarismo pode interferir direta e negativamente na qualidade das atividades sexuais;
  • Má alimentação: uma alimentação rica em gorduras e açúcares pode afetar a qualidade da performance sexual, uma vez que prejudicam a produção e a qualidade de hormônios como a testosterona;
  • Idade: é comum que a produção de testosterona diminua gradativamente com o passar dos anos. Por isso, em alguns casos, a queda no desempenho sexual pode estar associada ao envelhecimento, que também potencializa os outros fatores citados.

Importância para a saúde física e emocional

Como mencionado anteriormente, uma boa performance sexual masculina ocorre quando ambos os parceiros conseguem atingir satisfação durante e após o ato. Por isso, tomar cuidados para que o desempenho seja sempre satisfatório é fundamental para a melhora da saúde física e mental.

Na saúde física, os benefícios do ato sexual são semelhantes aos da prática de um exercício: melhora no condicionamento físico, gasto de energia, melhora da liberação de hormônios e sensação de qualidade de vida semelhante à que sentimos quando nos exercitamos.

A saúde emocional melhora não apenas por causa da liberação hormonal, mas também por causa da satisfação proporcionada a si próprio e à pessoa com quem o ato sexual foi realizado. Isso é potencializado ainda mais quando se tem uma boa relação consigo e com o parceiro ou parceira sexual.

Como melhorar a performance sexual masculina?

A melhora da performance sexual masculina está associada diretamente à melhora dos fatores que podem estar afetando-a negativamente. Por isso, é fundamental identificá-los e adotar métodos para diminuir ou controlar sua influência sobre a vida sexual.

Por exemplo, cortar o uso de cigarro e bebidas alcoólicas, buscar apoio para controlar a ansiedade e o estresse, melhorar a alimentação e abandonar o sedentarismo são ações que podem ser tomadas visando a melhora do desempenho sexual.

Mitos e verdades

Ter uma boa performance sexual é desejo de muitos homens, e é normal que esse tema esteja cercado de mitos e tabus. Conheça-os a seguir:

Tamanho do pênis afeta a performance sexual?

De modo geral, o tamanho do pênis não afeta a performance sexual, uma vez que o mais importante quando se fala em desempenho é a satisfação proporcionada pelo ato em si, que pode ser atingida independentemente do tamanho peniano. As únicas exceções são os casos de anomalias penianas (pênis muito pequenos, muito grandes ou com curvatura muito acentuada, por exemplo) que podem afetar o desempenho sexual.

Homens sempre atingem o orgasmo?

O prazer sexual, ainda que tenha diversos fatores físicos envolvidos, é uma questão subjetiva. Quando se fala em uma boa performance sexual, não se fala necessariamente em atingir o orgasmo, mas sim em se sentir satisfeito com o ato praticado. É importante, porém, buscar acompanhamento médico se a capacidade de atingir o orgasmo está comprometida parcial ou totalmente.

Sexo frequente é sinônimo de boa performance sexual?

Não. Uma boa performance sexual está associada à qualidade do desempenho durante o ato sexual, e não à frequência em que ocorre.

Mulheres não se preocupam com a performance sexual?

Sim, mulheres se preocupam com a própria performance sexual e com a de seus parceiros. No entanto, pela questão social e cultural que envolve a sexualidade masculina, essa questão costuma ser mais abertamente discutida entre os homens.

Como a Prime Medical Center pode auxiliar na melhora da performance sexual?

As ações de identificar e tratar as questões que afetam a performance sexual devem ser realizadas com o apoio de médicos especialistas em saúde sexual masculina, que ofereçam atendimento humanizado com foco na busca pela satisfação física e emocional.

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Saúde Sexual Masculina. O nosso corpo clínico é constituído por uma equipe de médicos experientes, qualificados e renomados. Agende já uma consulta!

Fontes:

Ministério da Saúde

Prime Medical Center

Entre em Contato

Ficou com alguma dúvida? Deixe suas informações que entraremos em contato.

Viva com mais prazer!

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento da Saúde Sexual do homem na cidade de Goiânia.

Confira outros temas: