Prostatite e ejaculação precoce: qual é a relação?

A prostatite é uma inflamação que acomete a próstata, podendo afetar a produção de sêmen e as funções do aparelho reprodutor masculino

A prostatite é uma condição inflamatória que afeta a próstata, uma glândula do tamanho de uma noz que fica localizada abaixo da bexiga e cumpre a função de produzir um líquido rico em nutrientes para os espermatozoides. Esta alteração pode ser causada por uma infecção bacteriana, além de distúrbios do sistema imunológico ou lesões localizadas.

Os sintomas desta condição podem variar de acordo com seu tipo e gravidade, mas geralmente envolvem dificuldade para urinar, dor ao urinar e desconforto na região da próstata. Nenhum desses incômodos chega a ser incapacitante, mas é fundamental tratar a prostatite para evitar complicações relacionadas à doença. Entenda a relação entre prostatite e ejaculação precoce a seguir.

Quero tratar um problema!

A relação entre prostatite e ejaculação precoce

Embora não seja uma regra, prostatite e ejaculação precoce podem estar relacionadas. Isso porque a inflamação afeta o funcionamento do sistema reprodutor masculino, causando até mesmo problemas relacionados à fertilidade e dificuldades de ereção.

A medicina ainda não conseguiu esclarecer completamente a relação entre prostatite e ejaculação precoce, mas é certo que a condição e a presença de bactérias na próstata podem comprometer a produção de sêmen, a saúde geral masculina e a qualidade de vida sexual do paciente. Por isso, um diagnóstico e tratamento adequados são essenciais.

[CTA]

Fatores de risco para a ejaculação precoce em pacientes com prostatite

A prostatite, por si só, já é considerada um fator de risco para a ejaculação precoce ou outras disfunções sexuais masculinas. Além disso, existem alguns outros fatores que podem favorecer a ocorrência da ejaculação precoce em pacientes com inflamação na próstata. São eles:

  • Dor e desconforto: estes incômodos relacionados à prostatite podem gerar ansiedade e estresse, favorecendo a ejaculação precoce;
  • Ansiedade e depressão: a prostatite pode causar ansiedade e depressão nos homens, afetando diretamente sua resposta sexual;
  • Problemas hormonais: uma vez que afeta a próstata, a prostatite pode interferir na produção hormonal, comprometendo assim a função sexual do indivíduo;
  • Problemas de ereção: a doença pode comprometer a capacidade do homem de manter a ereção, favorecendo a ejaculação precoce;
  • Uso de medicamentos: alguns medicamentos usados para tratar a prostatite podem afetar a função sexual.

Como a prostatite pode afetar a ejaculação

Conforme foi explicado, a relação entre prostatite e ejaculação precoce ainda não é completamente compreendida pela medicina. Apesar disso, é sabido que a inflamação de próstata afeta a produção de sêmen e a função prostática de modo geral, gerando problemas relacionados à ejaculação e função sexual.

Quero tratar um problema!

Tratamentos para a ejaculação precoce em pacientes com prostatite

A prostatite é prioritariamente tratada por meio do uso de antibióticos, cabendo a um médico urologista indicar o medicamento mais adequado para o caso e acompanhar a evolução do quadro. Com a condição devidamente controlada, caso o paciente apresente um quadro de ejaculação precoce, é necessário investigar suas causas e tratar a condição separadamente.

Embora exista uma relação entre prostatite e ejaculação precoce, a disfunção sexual está relacionada a diversos fatores. Em geral, o tratamento para o problema envolve psicoterapia e uso de medicamentos. Esses fármacos podem ter diferentes ações, dependendo das causas do problema.

Como a Prime Medical Center pode te ajudar?

Totalmente dedicada à saúde sexual masculina, a Prime Medical Center é uma clínica que se dedica a oferecer um atendimento de excelência para homens que apresentam dificuldade ou alterações que comprometam sua saúde e satisfação sexual. O centro conta com uma equipe altamente especializada, que conduz uma investigação criteriosa sobre as causas da disfunção erétil e indica um tratamento adequado para o indivíduo.

A Prime Medical Center é um centro de excelência em tratamento masculino. O nosso corpo clínico é constituído por uma equipe de médicos experientes, qualificados e renomados. Agende já uma consulta e saiba mais sobre prostatite e ejaculação precoce.

Fontes:

Manual MSD;

Biblioteca Virtual em Saúde.

Entre em Contato

Ficou com alguma dúvida? Deixe suas informações que entraremos em contato.

Viva com mais prazer!

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento da Saúde Sexual do homem na cidade de Goiânia.

Confira outros temas: