Psicoterapia no tratamento da ejaculação precoce

A psicoterapia é uma das principais formas de tratar a ejaculação precoce, e deve ser sempre conduzida e orientada por profissionais

A psicoterapia para ejaculação precoce é uma das principais metodologias terapêuticas para esta disfunção sexual, auxiliando diretamente no controle da ansiedade — apontada como principal causa para a alteração. Além de fatores psicológicos, o problema pode estar associado a alterações físicas, demandando sempre diagnóstico e orientação médica especializadas.

O uso da psicoterapia para ejaculação precoce é essencial para ajudar o homem na identificação e controle dos fatores que estão causando ansiedade e prejudicando sua experiência sexual. Dependendo do caso, as sessões podem demandar também a participação da parceira, de modo que ambos descubram como trabalhar juntos para superar o problema da falta de controle sobre o momento ejaculatório.

O que é a ejaculação precoce?

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual que se caracteriza pela falta de controle voluntário sobre o reflexo ejaculatório, fazendo com que o homem chegue ao momento do orgasmo e excreção de sêmen mais rapidamente do que o considerado normal. Em geral, o problema pode ser definido como a ocorrência da ejaculação em até um minuto após a penetração ou, em alguns casos, antes mesmo que a relação sexual se inicie.

Embora não seja considerada uma doença, a ejaculação precoce pode fazer com que a experiência sexual seja pouco agradável para o homem e para a mulher, gerando frustração, problemas de autoestima e dificuldades no relacionamento. Por isso, a realização de psicoterapia para ejaculação precoce é essencial tanto para superar o problema, como para controlar as consequências psicológicas associadas a ele.

[CTA]

Psicoterapia para ejaculação precoce: como ela pode ajudar?

A ejaculação precoce, muitas vezes, traz constrangimento e insatisfação para o paciente, podendo gerar diversos problemas de autoestima, insegurança, angústia e sentimentos negativos. Todas essas questões influenciam diretamente na ansiedade sentida pelo paciente — tanto no momento do sexo, quanto nos demais momentos da vida do indivíduo —, amplificando cada vez mais os sintomas de ejaculação precoce.

É justamente nestes aspectos que a psicoterapia para ejaculação precoce pode auxiliar o paciente, fazendo com que ele trabalhe todas as questões associadas à frustração sexual e preocupação excessiva em relação ao desempenho apresentado. O acompanhamento psicológico também auxilia na superação de outros transtornos psicológicos que podem influenciar o quadro.

Quais fatores de risco da ejaculação precoce a psicoterapia pode sanar?

Diversas questões psicológicas podem estar relacionadas à ejaculação precoce, sendo que muitas delas não estão diretamente relacionadas ao ato sexual. A boa notícia é que a realização de psicoterapia para ejaculação precoce pode ajudar a controlar a maioria dessas questões, tais como:

  • Insegurança;
  • Estresse;
  • Histórico de abuso sexual;
  • Experiências amorosas ou sexuais frustradas;
  • Medo de não satisfazer a parceira;
  • Preocupação excessiva em relação ao desempenho apresentado.

Como tratar a ejaculação precoce ligada a problemas psicológicos?

Além da psicoterapia para ejaculação precoce, o problema pode ser controlado com uso de medicamentos que auxiliam no controle da ansiedade e dos demais transtornos psicológicos relacionados ao problema. O uso de fármacos deve ser sempre orientado por um profissional especializado, e jamais feito de maneira independente pelo paciente.

O psicoterapeuta também pode indicar algumas técnicas paliativas que ajudam no controle da ejaculação, tais como treinar o momento do orgasmo por meio da masturbação. Também podem ser feitos exercícios caseiros para fortalecimento do assoalho pélvico, assim como uma conversa aberta com a parceira sexual.

Como a Prime Medical Center pode te ajudar?

A Prime Medical Center é uma clínica totalmente dedicada à promoção da saúde sexual masculina, oferecendo tratamento para as principais disfunções que afetam os pacientes — tais como disfunção erétil e ejaculação precoce. Para isso, o espaço conta com uma equipe dedicada e altamente treinada a conduzir os tratamentos de maneira discreta e personalizada, sempre respeitando as particularidades de cada paciente.

Para saber mais sobre o tratamento de psicoterapia para ejaculação precoce, entre em contato e agende uma consulta com nossos especialistas.

Fontes:

Rede D’Or São Luiz;

Manual MSD;

Biblioteca Virtual em Saúde.

Entre em Contato

Ficou com alguma dúvida? Deixe suas informações que entraremos em contato.

Viva com mais prazer!

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento da Saúde Sexual do homem na cidade de Goiânia.

Confira outros temas: