Problemas emocionais podem estar diretamente ligados à perda do interesse por atividades sexuais
O que é a perda de libido masculina?
A perda de libido masculina é um fenômeno que pode acometer homens de quaisquer idades, por diferentes razões. O envelhecimento pode ser registrado como uma das principais causas, mas fatores emocionais, como estresse, fadiga ou perda de autoestima também podem estar associados.
Quando as causas emocionais são diretamente associadas, a psicoterapia para perda de libido masculina pode se fazer fundamental com o objetivo de reverter o quadro e devolver ao paciente sua qualidade de vida no âmbito sexual e reprodutivo.
[CTA]
Psicoterapia no tratamento da perda de libido masculina: como ela pode ajudar?
Dentro deste contexto, a psicoterapia para perda de libido masculina pode ser muito útil para a superação de obstáculos e entraves emocionais que prejudiquem a vida sexual e ajudem o paciente a recobrar o desejo sexual e o prazer em suas relações íntimas.
Durante o exercício do trabalho do psicoterapeuta, cabe ao especialista investigar todo o histórico da vida sexual do paciente. Situações resultantes de experiências sexuais ou amorosas traumáticas podem ter relação direta com o problema.
É durante a psicoterapia para perda de libido masculina que episódios traumáticos na infância, supressão e censura de pensamentos sexuais por parte de familiares conservadores ou até mesmo abusos podem ser descobertos.
A psicoterapia pode ser útil também para a descoberta de novos interesses sexuais reprimidos, como o desejo por experiências homoafetivas, que podem, de certa forma, atrapalhar o desempenho sexual de alguns pacientes em seus relacionamentos convencionais.
Problemas psicológicos como um fator de risco para a perda de libido masculina
Doenças psicossomáticas, tais como a ansiedade, a depressão e o estresse crônico, trazem como consequências muitas vezes inevitáveis a diminuição ou perda de desejo sexual. Além do mais, problemas de relacionamento também podem e devem ser investigados durante a psicoterapia para perda de libido masculina.
Situações como relações desgastadas, tóxicas ou abusivas podem também trazer como consequência essa perda de desejo na vida a dois. Em alguns casos, se libertar de relacionamentos problemáticos pode ser a chave para a devolução do prazer em atividades sexuais.
No entanto, vale ressaltar que quando a psicoterapia para perda de libido masculina é associada à terapia psiquiátrica, com a ingestão de medicamentos antidepressivos, a concentração de testosterona no sangue pode ser afetada, diminuindo consideravelmente o apetite sexual.
Se essa perda de interesse por atividades íntimas for, de fato, ocasionada pelos medicamentos, cabe uma decisão multidisciplinar entre psicólogo e psiquiatra para a resolução do problema.
Como tratar a perda de libido masculina ligada a problemas psicológicos?
Quando a perda de apetite sexual começa a ser um inconveniente na rotina de um homem, é preciso, invariavelmente, recorrer à ajuda especializada. Assim sendo, o primeiro passo é avaliar a presença de sintomas, tais como:
- Baixo interesse por sexo;
- Dificuldades em se conseguir o orgasmo;
- Problemas de ereção;
- Diminuição da frequência de relações sexuais;
- Cansaço e falta de disposição no dia a dia;
- Mudanças bruscas de humor;
- Problemas de memória.
Ao ir até um médico especializado, cabe ao profissional investigar as possíveis causas desse desinteresse repentino por sexo. Conforme já destacado, o envelhecimento pode estar diretamente associado ao fenômeno, uma vez que o avanço da idade traz queda na produção do hormônio masculino.
Em pacientes mais jovens, o estilo de vida pode ser a resposta, uma vez que a obesidade, o tabagismo ou o consumo desregrado de álcool e drogas podem trazer os problemas sexuais conhecidos.
Mas se os problemas forem motivados por fatores emocionais, a psicoterapia para perda de libido masculina é certamente o primeiro passo a ser adotado, e o paciente deve ser encaminhado a um psicoterapeuta especializado.
Como a Prime Medical Center pode te ajudar?
A Prime Medical Center tem atuação nichada na medicina sexual. Oferecemos tratamentos dos mais variados, como o combate a problemas de ejaculação precoce, dificuldade de ereção ou perda de apetite sexual.
Fontes: