Psicoterapia no tratamento da perda de libido masculina

Problemas emocionais podem estar diretamente ligados à perda do interesse por atividades sexuais

O que é a perda de libido masculina?

A perda de libido masculina é um fenômeno que pode acometer homens de quaisquer idades, por diferentes razões. O envelhecimento pode ser registrado como uma das principais causas, mas fatores emocionais, como estresse, fadiga ou perda de autoestima também podem estar associados.

Quando as causas emocionais são diretamente associadas, a psicoterapia para perda de libido masculina pode se fazer fundamental com o objetivo de reverter o quadro e devolver ao paciente sua qualidade de vida no âmbito sexual e reprodutivo.

[CTA]

Psicoterapia no tratamento da perda de libido masculina: como ela pode ajudar?

Dentro deste contexto, a psicoterapia para perda de libido masculina pode ser muito útil para a superação de obstáculos e entraves emocionais que prejudiquem a vida sexual e ajudem o paciente a recobrar o desejo sexual e o prazer em suas relações íntimas.

Durante o exercício do trabalho do psicoterapeuta, cabe ao especialista investigar todo o histórico da vida sexual do paciente. Situações resultantes de experiências sexuais ou amorosas traumáticas podem ter relação direta com o problema.

É durante a psicoterapia para perda de libido masculina que episódios traumáticos na infância, supressão e censura de pensamentos sexuais por parte de familiares conservadores ou até mesmo abusos podem ser descobertos.

A psicoterapia pode ser útil também para a descoberta de novos interesses sexuais reprimidos, como o desejo por experiências homoafetivas, que podem, de certa forma, atrapalhar o desempenho sexual de alguns pacientes em seus relacionamentos convencionais.

Problemas psicológicos como um fator de risco para a perda de libido masculina

Doenças psicossomáticas, tais como a ansiedade, a depressão e o estresse crônico, trazem como consequências muitas vezes inevitáveis a diminuição ou perda de desejo sexual. Além do mais, problemas de relacionamento também podem e devem ser investigados durante a psicoterapia para perda de libido masculina.

Situações como relações desgastadas, tóxicas ou abusivas podem também trazer como consequência essa perda de desejo na vida a dois. Em alguns casos, se libertar de relacionamentos problemáticos pode ser a chave para a devolução do prazer em atividades sexuais.

No entanto, vale ressaltar que quando a psicoterapia para perda de libido masculina é associada à terapia psiquiátrica, com a ingestão de medicamentos antidepressivos, a concentração de testosterona no sangue pode ser afetada, diminuindo consideravelmente o apetite sexual.

Se essa perda de interesse por atividades íntimas for, de fato, ocasionada pelos medicamentos, cabe uma decisão multidisciplinar entre psicólogo e psiquiatra para a resolução do problema.

Como tratar a perda de libido masculina ligada a problemas psicológicos?

Quando a perda de apetite sexual começa a ser um inconveniente na rotina de um homem, é preciso, invariavelmente, recorrer à ajuda especializada. Assim sendo, o primeiro passo é avaliar a presença de sintomas, tais como:

  • Baixo interesse por sexo;
  • Dificuldades em se conseguir o orgasmo;
  • Problemas de ereção;
  • Diminuição da frequência de relações sexuais;
  • Cansaço e falta de disposição no dia a dia;
  • Mudanças bruscas de humor;
  • Problemas de memória.

Ao ir até um médico especializado, cabe ao profissional investigar as possíveis causas desse desinteresse repentino por sexo. Conforme já destacado, o envelhecimento pode estar diretamente associado ao fenômeno, uma vez que o avanço da idade traz queda na produção do hormônio masculino.

Em pacientes mais jovens, o estilo de vida pode ser a resposta, uma vez que a obesidade, o tabagismo ou o consumo desregrado de álcool e drogas podem trazer os problemas sexuais conhecidos.

Mas se os problemas forem motivados por fatores emocionais, a psicoterapia para perda de libido masculina é certamente o primeiro passo a ser adotado, e o paciente deve ser encaminhado a um psicoterapeuta especializado.

Como a Prime Medical Center pode te ajudar?

A Prime Medical Center tem atuação nichada na medicina sexual. Oferecemos tratamentos dos mais variados, como o combate a problemas de ejaculação precoce, dificuldade de ereção ou perda de apetite sexual.

Para entender mais sobre como a Prime Medical Center pode ajudar no encaminhamento à psicoterapia para perda de libido masculina, nos envie uma mensagem e agende agora mesmo uma conversa.

Fontes:

Manual MSD

Entre em Contato

Ficou com alguma dúvida? Deixe suas informações que entraremos em contato.

Viva com mais prazer!

A Prime Medical Center é um centro de excelência em Tratamento da Saúde Sexual do homem na cidade de Goiânia.

Confira outros temas: