A ejaculação precoce pode estar relacionada a fatores físicos ou emocionais, sendo a ansiedade e o estresse os principais causadores do problema
A ejaculação precoce é uma disfunção sexual que se caracteriza pela falta de controle voluntário do reflexo ejaculatório, fazendo com que o homem chegue ao momento do orgasmo e excreção de sêmen mais rapidamente do que o normal. Esta alteração não é considerada uma doença, mas pode trazer frustração para a vida sexual do indivíduo, impactando sua qualidade de vida e autoestima.
O problema pode fazer com que a experiência sexual seja muito frustrante tanto para o homem quanto para sua parceira, muitas vezes prejudicando o relacionamento. Nesse sentido, é importante entender o que causa a ejaculação precoce e saber como lidar com todas as questões emocionais relacionadas a esta alteração. Entenda melhor a seguir!
Diagnóstico da ejaculação precoce
Para ser considerada a hipótese de ejaculação precoce, é necessário que o indivíduo apresente incapacidade de atrasar a ejaculação em todas ou quase todas as relações — chegando ao orgasmo antes ou perto de 1 minuto após a penetração. A condição também é caracterizada pela presença de consequências negativas significativas, tais como insatisfação sexual, frustração e hábito de evitar relações sexuais.
Para confirmar o diagnóstico da ejaculação precoce, entretanto, é necessário passar por uma avaliação clínica que leva em consideração o depoimento do paciente em relação a sua vida sexual e ocorrência dos eventos. Com base nesse relato, o médico deverá solicitar exames que auxiliam na identificação da condição.
[CTA]
O que causa ejaculação precoce?
A disfunção é muito comum em adolescentes e, neste caso, o que causa a ejaculação precoce é sua relação direta com as alterações hormonais típicas desta idade, junto com a ansiedade em relação ao sexo e a preocupação excessiva com a falta de experiência sexual. Isso não significa, entretanto, que esta alteração é exclusiva da adolescência, podendo afetar homens de qualquer idade e que nunca sofreram com o problema.
Independentemente da idade, o que causa a ejaculação precoce pode ter relação tanto com fatores físicos quanto psicológicos. No que diz respeito aos aspectos físicos, a condição pode estar relacionada a:
- Doenças de próstata;
- Inflamações;
- Infecções;
- Hipersensibilidade peniana;
- Disfunções hormonais;
- Doenças genéticas;
- Distúrbios neurológicos;
- Abuso de álcool;
- Uso de determinados medicamentos.
Na maioria dos casos, porém, o que causa ejaculação precoce são questões emocionais como ansiedade e outros transtornos psiquiátricos. A condição também pode estar relacionada a experiências sexuais frustradas, histórico de abuso sexual, insegurança, preocupação excessiva em relação ao desempenho sexual e medo de não conseguir satisfazer a parceira.
Dicas para a prevenção da ejaculação precoce
Mesmo que o paciente e a Medicina saibam o que causa a ejaculação precoce, nem sempre é possível prevenir o problema. Isso porque a condição está relacionada a diversos fatores, sendo muitos deles psicológicos, e que não podem ser totalmente controlados pelo paciente. O ideal é conversar abertamente com a parceira e estabelecer uma relação cooperativa, em que o ato sexual se torna mais natural e espontâneo.
Nos casos em que a ansiedade é o que causa a ejaculação precoce, o indivíduo pode encontrar formas de relaxamento em sua vida, de modo a reproduzir essa sensação no ato sexual. Também é recomendado treinar para conseguir retardar o momento da ejaculação — o que pode ser feito a partir de masturbação.
Como a Prime Medical Center pode te ajudar?
A Prime Medical Center é uma clínica dedicada ao tratamento de disfunções e dificuldades sexuais masculinas, oferecendo atendimento médico de excelência para homens que apresentam algum tipo de alteração que comprometa sua qualidade de vida e satisfação sexual. Os tratamentos oferecidos são sempre individualizados, conduzidos de acordo com o que causa a ejaculação precoce e as demais particularidades do paciente.
Fontes: